quinta-feira, 3 de maio de 2012

o livro de receitas para mulheres tristes

“Será que este humilde manual de culinária deve ficar na cozinha? Não sou um gostoso gourmet guloso nem grande gastrônomo; meu ofício, se é que tem algum, é um antigo e impreciso vício de correr os olhos pelas letras: leitor. E nessa ocupação descobri que minhas colegas redatoras de receitas para donas de casa também não primam pela exatidão. D. Sofia Ospina, por exemplo, diz sobre certos pratos que devem ir ao forno “o tempo necessário” e ser retirados “quando ficarem prontos”; e Mayara de Sánchez, Cordon Blue, recomenda uma receita que se acrescente “um número suficiente de ovos”; d. Simone Ortega, parente do filósofo, usa medidas tão arcanas como “um pouco”, “uma pitada” e “um tiquinho”.”

Este pequeno trecho do livro do colombiano Héctor Abad 13061_ggmostra como este delicioso livro que mais lembra livros como da Márcia Frazão. No entanto o intuito não é conseguir magia fazendo um chá com certa erva ou comendo certo ingrediente. Quem segue este blog tempo suficiente, sabe como eu mesma aprecio este tipo de literatura. Mais o surpreendente Héctor faz muito mais que isso neste pequeno livro, o que ele consegue com descrições apenas mostrar como o ser humano funciona com falhas, angustias, lembranças.

Abad esteve na Flip ano passado com o ótimo “A Ausência que Seremos”. Onde o escritor fala de seu pai Héctor Abad Gómez morto pelo esquadrão da morte por causa da sua luta pelos direitos humanos. Sua escrita pode ser chamada de sensorial pois o intuito é despertar gostos, cheiros e lembranças. Como este trecho onde ele descreve os etílicos:

"O vinho branco , como bem você sabe, não é branco. Há os tons esverdeado, os de cor palha, os tênues amarelos, os que tem um toque alaranjado quase imperceptível. Prove-os, procure conhece-los e conhecer-se neles. Sinta e alscuste no dia seguinte, em sua cabeça, o rasto de sua passagem por seu corpo. Você achará a cor que mais lhe convêm. Cada caso é um caso, não existe receita valida para todos os pacientes."

Amigas bruxinhas, leiam vocês se verão em algumas partes diante de rituais, cidadãos comuns, leiam talvez os ateus se divirtam mais, mais impossível sair indiferente diante de tantas sensações.

LIVRO DE RECEITAS PARA MULHERES TRISTES

Formato: Livro

Autor: ABAD, HECTOR

Tradutor: MOLINA, SERGIO

Tradutor: GOLDONI, RUBIA PRATES

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Nenhum comentário: