Ainda na pegada da Tarantela, aproveitei o feriado do Trabalho descansando. Resolvemos ir então no popular Jardim di Napoli. Saímos do metrô e demoramos um pouco para achar a cantina.
Francesco Bounerba, um marceneiro que veem para o Brasil em 1926 em busca de uma vida melhor. Até que sua mulher, Maria Prezioso, tem a ideia de trazer a receita da pizza napolitana. Fazendo sucesso nos arredores com os Assis Pacheco, os Lancelotti e os Nadir Figueiredo. No dia 28 de Fevereiro de 1949, nascia a cantina Jardim di Napoli, na Rua Maria Paula 194. Mais tarde no cardápio passa a ter massas e carnes. É deles o livro Alla Napoletana com depoimentos de Francesco Bounerba e o historiador Sandro Ferrari. Com receitas inéditas e histórias engraçadas da cantina Jardim di Napoli, com prefácio de Silvio Lancellotti e texto sobre a invenção do polpetone escrito por J. A. Lopes.
Lá fomos nós apreciar o cardápio: de entrada Sardella Calabresa e Bolinhas de Queijo de Búfala. Dividimos um Fettuccini Verdi al Giardino, uma deliciosa massa de espinafre com molhos ao sugo e branco com cogumelos shiitake e parmesão e um lindo polpetone. Acompanhado com uma taça de vinho tinto, que servido em cantina é a coisa mais despojada do mundo, não tem estas frescuras de cheirar e aprovar é jogada no copo e bom proveito. De sobremesa Pastiera de Grano, tradicional Torta Napolitana com ricota, grão de trigo, frutas cristalizadas e água de flor de laranjeira e Pavê di Caffé, feito com queijo cremoso, amaretto, chantilly e cacau em pó.
Conversamos e lembramos o passado: vestidinhos que odiávamos usar quando éramos pequenas, tio-avô mafioso, filmes de Máfia de Scarface a Don Corleone, italianos vindo para o Brasil depois da 1 ª Guerra em busca de um futuro melhor. Saímos em busca do vestido imaginário de presente para o Dia das Mães que minha amiga precisava comprar.
Jardim de Napoli
R. Martinico Prado, 463 - Vila Buarque - Centro.
Telefone: 3666-3022
Editora : GAIA
Especialidade : GASTRONOMIA/CULINARIA
ISBN : 8575551191
ISBN13 :9788575551196
Um comentário:
água na BOCA!
Postar um comentário