sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Melhores do Ano de Culinária

 

Baseado no blog, dos meus amigos Rafael Kalebe, Amanda Rocha Cordeiro e Rafael Menezes, O Espanador, resolvi fazer meus Top 10. Só que como alguns perceberam, nosso blog fala de livros da área de Culinária. Nesta lista terão alguns livros não necessariamente lançados em 2012, mas que foram marcantes para mim.

  1. Dois na Cozinha –  Lillian Hellman e Peter Feibleman escrevem sobre amizade, brigas, os sabores de New Orleans e, principalmente, como é construir uma amizade com vários anos de diferença na beirada do fogão. Um dos melhores relatos de culinária que eu já li. Enquanto Lillian faz uma “Ofélia” rápida, Peter é quase científico. Continuar lendo clique aqui.
  2. Las Chicas – Carla Pernambuco e Carolina Brandão são proprietárias do Laslas-chicas-1 Chicas, um charmoso Gourmet Garage, ou seja, um lugar que serve comida despretensiosa em todos os horários: do café da manhã, passando pelo brunch até o jantar. Um livro irreverente, “Las Chicas” apresenta algumas páginas com ilustrações e deliciosas receitas. Recomendo chamar alguns amigos, abrir um vinho e se divertir. Continuar lendo clique aqui.
  3. Carême – Cozinheiro dos Reis – Marie Antonin Carême, um menino abandonado pelo pai em plena Revolução Francesa, é amparado por um cozinheiro. A partir daí ele muda toda a história da gastronomia. Um livro que não tem como não se apaixonar pela obsessão do chef e seus cardápios rebuscados. Continuar lendo clique aqui.
  4. Calor – Bill Buford entra na cozinha do restaurante Babbo de Mario Batali e comanda as praças de grelhados e massas. Um livro delicioso contando como funcionam os bastidores de grandes restaurantes. Não satisfeito Buford vai para Itália aprender com os mentores de Batali. Uma surpresa agradável. Continuar lendo clique ali.
  5. Cozinha de Estar – Rita Lobo atualizou seu primeiro livro editado pela Conex. Com belas fotos, a obra direciona quem tem medo de enfrentar as panelas com estilo e elegância. Uma boa pedida para servir amigos com receitas que apresentam um visual modernizado. Continuar lendo clique aqui.
  6. O Que Cozinhar e Como Cozinhar – Jane Hornby apresenta um programa de Culinária com muita praticidade. Pode ser considerado um livro de cozinha avançada, passo a passo. Fotos super bem explicadas que dão água na boca. Se quiser ler a resenha do livro em inglês clique aqui.
  7. Peixes e Frutos do Mar – A Publifolha fez um livro diferenciado de peixes e frutos do mar. Além de receitas multiculturais, traz técnicas de limpeza e, o mais importante, o modo de cortar peixes inteiros. Um livro excelente para não ser pego de surpresa pelo seu amigo pescador ou para quem vive no litoral. Continuar lendo clique aqui.
  8. Almoço em Paris – Elizabeth depois de ter uma noite espetacular com Gwendal o vê fazer mágica com três ingredientes achados na geladeira. Assim a americana criada com Mac & cheese descobre uma Paris deslumbrante cheia de peixes inteiros, queijos e vinhos. Uma leitura gostosa. Continuar lendo clique aqui.livro-de-receitas-para-mulheres-tristes-isbn-9788535920833-1269-607468-G
  9. Livro de receita das mulheres tristes –  Héctor Abad faz uma brincadeira com livros do tipo da Márcia Frazão. Meio esotérico, meio sensorial, um livro para sentir como funcionam os ingredientes em nosso corpo. Uma bela descoberta. Continuar lendo clique aqui.
  10. Autêntica Culinária Francesa – As Brasseries (Cervejarias) Francesas são lugares mais descompromissados que restaurantes e bistrôs. Além de ter receitas clássicas, como Ratatouille e Boeuf Bourguignon, o livro apresenta também peixes como Solha com Manteiga e Amêndoas que pode ser substituído por St. Peter e linguado. Continuar lendo clique aqui.

Nenhum comentário: