"Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês - exceto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada!"
(Eça de Queiroz, carta a Oliveira Martins.)
O bacalhau, “o fiel amigo” como é conhecido pelos portugueses, teve sua comercialização iniciada pelas “mãos” do holandês Yapes Ypess, revolucionando com uma indústria na Noruega. A pesca portuguesa começou com a aquisição de madeira e vela dos ingleses, só se modernizando nos anos 70. O bacalhau durante muitos anos foi acessível até para os bolsos mais modestos, portanto uma presença constante nas mesas portuguesas. Depois da Segunda Guerra Mundial, onde a Europa passou por grandes dificuldades, fez com que os preços do bacalhau aumentassem. Hoje este produto é mais usado nas mesas de Natal e Páscoa. Porém, não menos querido pelas pessoas.
O Chef Vítor Sobral, dono dos restaurantes Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina em Lisboa, é reconhecido por modernizar pratos tradicionais portugueses. O Chef também recebeu o grau de comendador do infante Dom Henrique em Março de 2006, além de ser chef-consultor de várias marcas como TAP, Vista Alegre (marca de porcelanas) e Silampos (marca de panelas), e colaborar com alguns restaurantes. Numa parceira com a Norge – Conselho Norueguês da Pesca e Editora Senac, o chef português faz uma declaração de amor ao bacalhau com este precioso livro. Na obra, você encontra desde a história do peixe, bacalhau em ditados, trechos de livros e músicas, origem de algumas receitas, famílias de bacalhau, pesca sustentável até categorias e classificação da iguaria. Sem contar receitas que vão de sopas, saladas e petiscos, receitas de família e por fim receitas de autor. Um livro que merece ser visto e saboreado.
Bacalhau com Sabores da Bahia
Tipo de bacalhau: posta fina
Ingredientes:
· 1,8 kg de bacalhau da Noruega (posta fina)
· 300 g de cebola em rodelas
· 250 g de tomate limpo, cortado em quartos
· 150 g de pimentão vermelho descascados em rodelas
· 1 kg mandioca cozida em rodelas
· 100 ml de azeite extravirgem
· 100 ml de vinho branco
· 200 ml de leite de coco
· 1 colher (sopa) de azeite de dendê
· 1 colher (sopa) de coentro fresco picado
· Sal marinho a gosto
· Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Demolhe as postas de bacalhau e corte-as ao meio. Numa panela de barro, faça um fundo em azeite com alho e cebola. Sobreponha o pimentão e o tomate. Junte o dendê e o azeite, o leite de coco e o vinho branco. Deixe aquecer no fogão, em fogo brando, até levantar fervura e retifique os temperos. Junte a mandioca e leve ao forno previamente aquecido a 180 º C durante 15 min. Perfume com coentro no momento de servir.
MINHAS RECEITAS DE BACALHAU, AS
500 RECEITAS
Formato: Livro
Autor: SOBRAL, VITOR
Editora: SENAC-
ISBN: 8539603551
ISBN-13: 9788539603558
Nenhum comentário:
Postar um comentário