Ryland Peter & Small é uma pequena editora londrina que publica livros de jardinagem, culinária, casamento e bebês. A Publifolha traduziu uma das obras dessa editora que fala sobre tortas doces para receber os amigos. Numa de minhas aventuras descobri um doce ótimo o Clafoutis de Cereja, e me apaixonei por ele. Enquanto cozinhava alguns quitutes para o Blog dos Espanadores, que descobri que há tortas de vários tipos, e algumas que nem imaginaríamos que existisse. No livro temos: Crumble, Clafoutis, Cobbler, Strudel e Betty. Vanessa e eu optamos pelo famosíssimo “Tarte Tatin”.
Na verdade a história desta variedade de torta veio das irmãs Stephanie e Caroline Tatin. Enquanto Caroline administrava o hotel, Stephanie cuidava do restaurante. Conta a lenda que num dia movimentado, esta cozinhou as maçãs esquecendo a massa que foi só colocada depois e em seguida desvirada. Hoje em dia Tatin, significa apenas torta confeccionada ao contrário. Nesta receita penei um pouquinho por que tinha apenas formas com fundo falso, e mesmo cobrindo com papel alumínio o suco vazava. Não ficou como o esperado. Ficou bom, mas antes de tudo, compre uma assadeira redonda de 20 cm sem fundo falso. Ainda que testar mais uma vez e fazer jus as irmãs Tatin.
Discute-se muito sobre qual tipo de maçã deve ser usado para o preparo da Tarte Tatin. As Golden delicious são uma boa opção porque mantêm o formato: além disso, seu sabor suave complementa o caramelo.
Tarte Tatin
150 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
1,5 kg de maçã, como Golden delicious, sem casca e sem sementes, cortada ao meio ou em quatro
Creme de leite fresco, para servir
Para a massa
200 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
100 g de manteiga sem sal gelada e em cubos
3-4 colheres (sopa) de agua fria
Forma para tarte tatin (preferencialmente de cobre ou ferro esmaltado), com 20 cm de diâmetro
Para a massa, coloque a farinha, o açúcar, a manteiga e o sal no processador e pulse até misturar (cerca de 5-10 vezes).
Junte a água e bata até a massa ficar homogênea. Embrulhe em papel-manteiga e deixe repousar em lugar fresco por 30-60 minutos antes de abrir.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Usando uma forma como molde, corte em disco. Transfira-o para um prato grande e refrigere.
Coloque a manteiga e o açúcar na forma e misture, em fogo alto. Distribua os pedaços de maçã em dois círculos concêntricos (se a maçã estiver cortada em quatro, arrume os pedaços do círculo maior todos para um lado, e os do menor, para o outro). Leve de volta ao fogo e mantenha por cerca de 30 minutos. A partir daí, cozinhe por mais 5-15 minutos, até a calda engrossar e caramelizar.
Preaqueça o forno a 200º C. cubra a forma com a massa, dobrando as bordas para dentro. Asse por cerca de 45 minutos até dourar. Deixe esfriar um pouco. Com cuidado, desenforme a Tarte Tatin sobre o prato de servir, de modo que a massa fique para baixo. Sirva em temperatura ambiente, com creme de leite fresco.
6 porções
Avaliação da Receita: A torta ficou boa, mais poderia ficar melhor. Queimou um pouco as bordas e na próxima será numa forma fechada já comprada e esperando uma próxima vez.
TORTAS DE FRUTAS
DELICIAS QUENTINHAS PARA SABOREAR
Autor: RYLAND PETERS & SMALL
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8579144981
ISBN-13: 9788579144981
Nenhum comentário:
Postar um comentário