domingo, 5 de julho de 2009

República Gastrônomica da China


Jen Lin-Liu conta num relato simples porém emocionante da sua infância tendo vergonha de servir a comida chinesa de sua mãe para os amigos até a reviravolta depois da formatura e a conciliação com sua origem. Pois sendo shino-americana no fundo Lin sempre se sente mais americana.
O livro tem partes maravilhosas como a luta de Jen para entender o que mestre Zhang escrevia na lousa até a cena conciliatória em que ela assume seu lado americano. Uma parte delicada do livro seria o duro aprendizado de cortar macarrão onde no começo ela só fazia bolas gordas enquanto o certo seria fatias finas como serpentinas, passando pela dor no punho apelidada carinhosamente de doença do "macarrão" até sua vitória no quiosque de Pequim sendo super agil.
E a engraçada parte em que ela procura um afiador de facas para seu cutelo até descubrir que os afiadores que passam fazendo barulho de latas são "invisíveis" para pessoas como ela.
Lin consegue então trocar seu cutelo por um que já veem afiado provocando inveja de outros alunos. Tempos depois ela finalmente vêe o afiador e se arrepende da troca.
O livro deixa um gosto de quero mais na boca quando Lin faz uma reunião cozinhando won-tons com a diretora Wang para seus amigos estrangeiros. E mesmo começando tudo muito tarde a festa foi um sucesso e todos se divertem cantando "Karma Chameleon" de Boy George no ipood da autora.
Aqui vai um tira-gosto do livro:

Camarão frito
• 12 camarões graúdos (GG), descascados e limpos
• ½ colher de chá de pimenta-do-reino branca moída
• ½ colher chá de sal
• 2 colheres de chá de vinho de arroz ou xerez
• 2 talos de cebolinha verde, apenas a parte branca, finamente cortados
• 1 colher chá de gengibre descascado e picado
• 1 ovo grande
• 1 gema
• 1 xícara farinha de trigo
• 2 ½ colheres sopa de maisena
• 1 litro de óleo vegetal

Corte os camarões ao meio no comprido e abra-os, deixando-os achatados. Amacie-os socando ligeiramente com o lado do cutelo. Arrume os camarões num prato e esfregue-os com a pimenta e ¼ de colher de chá de sal. Salpique com o vinho, a cebolinha e o gengibre, depois cubra com um saco plástico e deixe na geladeira por 30 minutos, ou ate 2 horas.
Numa tigela, bata o ovo e a gema. Acrescente o restante de sal. Sempre mexendo, acrescente ½ xícara de farinha e maisena; misture bem. A massa deve ficar um pouco mais rala que a de panqueca. Se estiver rala demais acrescente mais farinha e maisena (três partes de farinha para uma de maisena. Derrame ½ xícara restante de farinha num prato. Ponha a tigela com a massa, o prato com a farinha e os camarões marinados perto do fogão.
Ponha o óleo na wok sobre o fogo médio-alto até ficar quente, mas não fumegante. Enquanto o óleo aquece, passe os camarões na farinha, um de cada vez, e ponha-os na beira do prato. Quando o óleo estiver quente, mergulhe cada camarão na massa, segurando-os pela cauda. Remova qualquer excesso de massa com os dedos e introduza suavemente os camarões na wok, com cuidado para que o óleo não espirre. Quando a wok estiver cheia de camarões (dependendo do tamanho dela, você pode fritar em duas levas), aumente o fogo para alto e frite até ficarem marrom-dourados, cerca de 5 minutos. Deixe-os escorrer sobre uma toalha de papel e sirva imediatamente.

E aprendemos que não importa sua origem no fim a comida nos conciliará.

Um comentário:

KGeo disse...

parece ser um livro interesante