sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Programas de Culinária

Como alguns sabem eu cuido da parte de Culinária na Livraria. Portando zapeando na tevê tenho algumas informações que podem ajudar num atendimento. Por exemplo, você sabia que o Bife a Welington de Gordon Ramsay não funciona? Soube disso assistindo ao engraçadíssimo “Que Marravilha” com Claude Troisgros.

Agora quer entender mesmo de gastronomia mundial com tom  irônico veja Anthony Bourdain a qualquer hora do dia. late night food-bourdain.grid-4x2Além de curar mal humor também te dará informações importantes.  Como num dia em que ele teve a parrocha de abrir um lingüiça e fazer almondegas, detalhe na Itália. Resultado quase foi banido do País. Tudo bem para saber do bairrismo dos italianos não precisava ir muito longe. Minha própria tia se negou a fazer um Arancini (Bolinho de Risoto) só por que eu não tinha a mão a receita legítima siciliana.

Agora outro episódio muito legal foi Anthony Bourdain no Vietnã quando ele enlouquece e fica procurando uma casa para morar. A primeira que mostram para ele não tinha água encanada. Aí aparece uma segunda casa maravilhosa com piscina e tudo. Só havendo um problema do outro lado de uma ponte havia aula de gastronomia com os turistas locais.  Tony senta numa cadeira de praia com um amigo acionando seu “Complexo de Coronel Kurtz” em referencia a Marlon Brando em “Apocalipse Now”.

Outro programa genial é “Heston Blumenthal Feats”, onde o559046-heston-blumenthal excelente Chef mistura cozinha molecular com pergaminhos antigos criando coisas divertidas. Duas criações que merecem ser citadas é a Casinha de João e Maria onde os convidados se lambuzavam com uma casinha de doces em tamanho real ou o divertido “Bolo Ejaculante” do Banquete Romano. Onde uma das convidadas é Greta Scacchi que cada mordida se delicia, o bolo uma referencia a uma sobremesa de Satirycon que quando tocado ejaculava açafrão. Heston coloca também uma espécie de  tiplink explodindo na boca. Quando Greta acaba de comer diz que quer mais, um outro convidado prontamente responde: “Daqui a uns 20 minutos tente de novo.”

Banquete Romano

Já falei também como sou fã da Cozinha Emotiva da doce Sophie Dahl em “Delicious Miss Dahl” e suas lembranças e respeito pelo bem estar de quem cozinha. Agora sempre constato minha decadência quando vejo o patético “A Guerra dos Cupcakes” onde 3 confeiteiros são obrigados a testar seus conhecimentos como fazer cupcakes para um Museu de História Natural. Sendo a hora de fazer o expositor para 1.500 cupcakes de doer. O melhor ainda foi um expositor com uma árvore da vida onde alguns cupcakes ficavam como musgos na árvore para o mesmo Museu de História Natural.

Para encerrar o sempre alegre “Ace of Cakes” com um mestreace fo cakes 2 confeiteiro Duff, um judeu que não hesita em comer Costela no caminho para Kansas. Onde minha favorita é a assistente dele Mary Alice sempre com frases irônicas. Como num episodio em que fazem o Bolo de Roger Moore e Mary Alice se disfarça de Miss Moneypenny e Duff de Bond dentro da loja fazendo uma brincadeira visual para nós que assistimos o programa.

Enfim não desligue tão prontamente quando um programa desses aparecer pois não estamos falando só de comida e sim de história, emoção, cultura.

Nenhum comentário: