sábado, 20 de abril de 2013

Day Cook

 

Há muito tempo estava programando para ir em um Day Cook, ou seja, ir com o Chef Gustavo Iglesias no Mercadão, 004conhecer alguns vendedores e na volta fazer delícias no Viandier Casa de Gastronomia.

O dia já começou muito bem, logo de cara me deparei com uma cópia do livro que deu o nome à escola. Viandier é um livro datado de 1300, creditado a Guillaume Tirel, conhecido como Taillevent, cozinheiro de Carlos V. Falando com o Chef descobri que é um livro de receitas medievais escrito em gótico, o que deixa muito difícil de fazer suas receitas hoje em dia.

Nossa primeira parada foi numa loja na Rua Paula Souza. Lá comprei medidores, zest (para raspar limão) e um prato para futuras fotos. Entrando no maravilhoso 022mundo do Mercadão, fomos recebidos pelo seu Renato, dono da barraca Renato Rabelo Batista, Rua “B”, Box 27. Aqui comprei camarão VG, que logo mais verão no blog com uma receita bem especial. E até recebi um livro de receitas de seu Renato onde tem coletânea de todas as bancas do Mercadão. Em seguida, o Chef comprou um vinho e arroz para risoto no Irmãos Borges, Rua “B”, Box 3. E para terminar demos uma bela olhada no Porco Feliz, Rua “E” Box 26. Saímos para um mercado ao lado, onde compramos banana da terra bem-madura que se transformou num purê dos deuses.

Voltando para nossa escola, começou a incrível maratona de frutos do mar, iniciando com lulas à dorê fritas com farinha panco e apenas 2 m061inutos de cada lado. Aí veio a especialíssima Tainha grelhada com purê de banana da terra, com camarões e um molho delicioso. Tivemos duas belas sobremesas, morangos gigantes com ganache de chocolate e pó de ouro e, para encerrar, figos deliciosos, caramelizados e flambados com conhaque. O Chef nos contou histórias de quando trabalhou em Copacabana Hotel e seus mentores. E durante a conversa falou algo fundamental: “Você só se torna Chef depois de, no mínimo, 10 anos de cozinha e trabalhar Natal e Ano Novo”. Voltei para casa um pouquinho mais conhecedora e muito satisfeita.

 

7669mgViandier Casa de Gastronomia ­
Endereço: Alameda Lorena, 558 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3057 2987 ou (11) 3884 4469

Um comentário:

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Adorei!!! Eu já tinha lido umas coisinhas sobre este livro! Quando ele chegar, faz um post!!!
beijo