quarta-feira, 24 de abril de 2013

OVO - 50 DAS MELHORES RECEITAS

Ele é usado para dar liga para massas de tortas, bolos, panquecas, também quando usado sozinho se transforma à Bennedict, cozido, frito, mole, Molho Carbonara  e gemada entre outras delicias.

O ovo este ingrediente coringa e muito versátil. Desde da Antiguidade o ovo sempre foi ligado como símbolo da fertilidade. Na Grécia, o ovo botado pela deusa Eurínome e fertilizado pela serpente Ofíon, fez dela a “Mãe de todas as coisas”. Para os alquimistas é um alambique oval, onde são preparadas as substâncias que eventualmente irão produzir a “pedra filosofal”. O deus Eros atribuía a gema para aumentar a eficiência do esperma do homem. Em alguns vilarejos italianos, criou-se o zabaione com gemas de ovo, açúcar e licor para o noivo consumir antes do casamento.

02 6x9Na chegada da Primavera, os antigos persas trocavam ovos de galinhas como um presente e símbolo de renascimento. Os primeiros cristãos adotaram tal costume, usando como um símbolo do renascimento de Cristo e o distribuíam depois da Missa. Com a evolução dos costumes começaram a trocar Ovos de Páscoa e preparar pratos a base de ovos, tais como a Torta Pasqualina (tradicional bolo de Páscoa) na Ligúria ou Scarcella (rosca de Páscoa italiana) na Apúlia originaram de modo místico. Foram os romanos que trouxeram à mesa, especificamente o ovo de pavoa. O ovo fazia parte da tradicional entrada dos banquetes, quando consumido mole, temperado com mel e pimenta e acompanhado de “garum”, um molho à base de peixe e vinho. O primeiro ovo poché surgiu nos infindáveis banquetes de Trimálquio. No século XVIII o napolitano Vicenzo Corrado dedicou mais de um capítulo para o ovo em seu tratado Il cuoco galante (“O Cozinheiro Elegante”), descrevendo como uma “comida saudável para todos”. Então vamos quebrar uns ovos e fazer algo saboroso?

Sopa de Ovo ao Estilo Romano

Ingrediente para 4 Pessoas

· 4 ovos

· 1 L de caldo de carne 03 6x9

· ½ xícara (50 g) de queijo parmesão

· Sal

Modo de Preparo

Numa vasilha, bata os ovos com o parmesão ralado. Leve o caldo ao fogo até levantar fervura e adicione a mistura de ovos com parmesão. Cozinhe por 1 a 2 min, mexendo sem parar no fouet. Acerte o sal antes de servir.

Você sabia...

Conhecido na Itália como “stracciatella alla romana”, este prato delicioso e simples é, na antiga tradição gastronômica italiana, o ancestral de todos os antepastos. Há muito tempo, quando o antepasto dos dias de hoje ainda não existia, era comum nas trattorias em Lazio, como também nas casas, servir esta sopa antes de qualquer outro prato de uma refeição importante, tais como aquelas organizadas para casamentos, comunhões, crismas e batismos.

Tempo de preparo: 10 min

Tempo de cozinho: 1-2 min

ovoOVO - 50 DAS MELHORES RECEITAS
Formato: Livro
Autor: ACADEMIA BARILLA
Idioma: PORTUGUES
Editora: MANOLE
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8520435688
ISBN-13: 9788520435687

Nenhum comentário: