quarta-feira, 9 de novembro de 2011

400 G – Técnicas de Cozinha

Outro dia conversando com uma professora de gastronomia, ela me disse que 400 G é um dos melhores livros para futuros chefs. E uma faculdade fez uma apostila o usando de base. O que faz esse livro tão especial?

A resposta é simples, junte 4 profissionais renomados: Betty Kovesy, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli e coloque num livro/aula todas as técnicas culinárias que um jovem chef precisará para sobreviver. Ainda faça um capítulo especial voltado para a gastronomia brasileira assinada pela dona do restaurante Tordesilhas, Mara Salles.

O livro que logo de cara faz um vide bula rápido comentando que após explicar a técnica em seguida tem uma pequena receita para ser feita, como por exemplo é a técnica de saltear e em seguida temos a receita de Escalopinho de Vitela Al Limone. O livro tem desenhos em vez de fotos, pois os autores consideram menos datado e mais explicativo.

400 g O livro é dividido em: Cocção, Bases da Cozinha, Ervas e Especiarias, Molhos e Sopas, Acompanhamentos, Peixes, Frutos do Mar, Aves, Carnes, Cozinhas do Brasil e Panificação.

Usei o livro para fazer o Confit de Pato a Stratford-upon-Avon, pois não tinha a menor idéia de como se confitava pato sem fazer a bagunça que Jamie Oliver comenta num livro, usando uma panela, litros de gordura de pato, em vez disso usei uma assadeira pequena com alumínio, forno a 180º C e 4 peitos de pato. Ou seja salvou a receita e fez meu pai que não curte muito meus patos repetisse várias vezes.

Mais atenção compre o livro sabendo um pouquinho de cozinha pois ele pode ser muito complicado se você não entender muito de um fogãozinho.

400 gramas - técnicas de cozinha

Autores: Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli
ISBN: 9788504011203
Editora: Companhia Nacional

Um comentário:

*Hera disse...

Ameeeeei a dica..vou correr atraz dele ja!
Meu namorado e eu vamos nos divertir maravilhas aprendendo direto com os chefs =D