quinta-feira, 30 de maio de 2013

BOLOS, CUPCAKES E OUTROS QUITUTES

 

Fiona Cairns começou sua carreira como cake designer fazendo mini bolos de frutas para presentear os amigos no Natal. Então Kishore, seu marido, deu a ideia de comercializa-los, nascendo então Fiona Cairns Ltda. Ela é mais conhecida por ter feito o bolo de casamento do príncipe Willian e Kate Middleton .

Ela como eu, quer apenas que as pessoas entrem mais na cozinha como um ato de diversão. E dá algumas dicas preciosas. Como não usar açúcar refinado e sim demerara ou mascavo pois são mais saborosos, sempre usar balanças e medidas pois bolos precisam de medidas exatas, sempre quando usar papel-manteiga bolo5numa forma e nunca se esquecer de untar e enfarinhar, use formas de boa qualidade se possível antiaderente de fundo móvel deixará o trabalho mais fácil. Uma surpresa é a dica de uma cozinha quentinha possibilita um ótimo bolo, por isso passe tigelas e o batedor na água quente. Quando bater o açúcar e a manteiga deixe 5 minutos batendo é o tempo da mistura ficar aerada aumentando o volume do bolo. Em desastres se o fundo do bolo afundou e não cozinhou dentro, escave e descarte a parte mole e preencha com creme de confeiteiro ou chantilly e se o bolo ficar muito seco umedeça com vinho do Porto ou outro vinho doce, regue com uma calda ou use para base de pavê.

Como não temos framboesas no Brasil. Colocamos morangos no nosso bolo. Enfim um livro para fazer bolos e receber amigos.

Bolo de chocolate e avelãs sem farinha

Esse é o bolo ideal para quem precisa evitar farinha de trigo. Experimente com amêndoas ou nozes-pecãs moídas: o resultado será igualmente ótimo. Se quiser, elimine o ganache e decore somente com framboesas polvilhadas com açúcar de confeiteiro ou, ainda, sirva com calda de frutas vermelhas.

8 porções

Para o bolo

90 g de manteiga sem sal, cortada em cubos, mais um pouco para untar

60 g de avelãs sem pele

150 g de chocolate com 70% de cacau em pedaços bolo

90 g de açúcar cristal

3 ovos, claras e gemas separadas

Para a ganache

100 g de chocolate com 70% de cacau em pedaços

50 ml de creme de leite fresco

25 g de manteiga sem sal

400 g de framboesas frescas

Preaqueça o forno a 180º C. unte bem uma forma redonda de 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel-manteiga.

Torre as avelãs no forno por 5-10 minutos, tomando cuidado para não queimarem, depois espere esfriar e moa fino no processador. Coloque o chocolate, 70 g do açúcar e a manteiga em banho-maria (não deixe o fundo da tigela tocar a água) e derreta mexendo delicadamente. Retire do fogo e misture as avelãs moídas. Bata as gemas até ficarem esbranquiçadas e adicione ao creme chocolate já frio.

Em outra tigela muito limpa, bata as claras em neve e acrescente o açúcar restante aos poucos até formar picos macios. Com uma colher grande, incorpore uma parte das claras em neve ao chocolate para ficar um pouco claro. Em seguida, com uma espátula, junte todo o suspiro. Transfira a massa para a forma e asse por 20 minutos. Esse bolo é frágil, por isso tome cuidado ao manuseá-lo. Deixe esfriar por 10-15 minutos, depois passe uma faca pela borda para soltá-lo da forma. Quando o bolo esfriar, desenforme cuidadosamente sobre uma travessa de servir, para que o fundo fique por cima.

Para fazer a ganache, derreta o chocolate, o creme de leite e a manteiga em banho-maria (não deixe o fundo da tigela tocar na água). Misture, espere esfriar um pouco até engrossar, despeje sobre o bolo e espalhe com uma espátula. Cubra a superfície com as framboesas.

Capa_B&D_plc_BRA.inddBOLOS, CUPCAKES E OUTROS QUITUTES
Formato: Livro
Autor: CAIRNS, FIONA
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: CULINÁRIA - DOCES E SOBREMESAS
ISBN: 8579144116
ISBN-13: 9788579144110

2 comentários:

Unknown disse...

Posso dizer sem medo, que é um dos melhores bolos de chocolate que já provei, feito pelas mãos da anfitriã desse blog. Parabéns Danusa! Eu sabia que se renderia à confeitaria!

jmjasabia disse...

Vanessa minha confeiteira melhorou muito com você! E esta sendo muito divertido!