terça-feira, 4 de junho de 2013

A PAIXAO SECRETA DE MARIA CALLAS

 

“A cozinha é uma malandrinha, muitas vezes nos deixa desesperados, mas também dá prazer, pois naquelas vezes que se consegue ou que se supera uma dificuldade, você sente prazer e canta vitória”.

Excerto prefácio escrito por Pellegrino Artusi a 1ª edição, 1891.

Este trecho é do famoso livro “La Sciencia in Cucina e L’arte di mangiar bene”, que pertenceu à biblioteca de Maria Callas, uma edição rara, datada de 1931. A biblioteca possui mais 40 livros de receitas, alguns raros que permaneceram intactos graças à sua fiel cozinheira da sua casa de Verona. Entre os livros, como o próprio “La Sciencia in Cucina e L’arte di mangiar bene”, estão “Desinaretti gustosi”, com receitas rápidas e econômicas até um livro de receitas gregas, sendo o único desta etnia, datado de 1977, o ano da morte da cantora.

risoto4O livro retrata uma visão ampla da famosa cantora lírica, que embora vivesse de regime comendo saladinhas e grelhados, era uma amante do bem-viver e, portanto, amava cozinhar, colecionar objetos culinários como talheres, panelinhas, batedeiras manuais, além de, claro, sua obsessão em juntar receitas publicadas pelos cadernos femininos e pelas revistas populares.

Ficamos sabendo de restaurantes frequentados por Callas, como Savini em Milão e o famoso Risoto a Millanese passando pelos restaurantes de Paris: Montecarlo e Maxim´s. Seus pratos escolhidos eram ostras, filé de linguado, lagosta e a deliciosa torta de chocolate, sendo que a maior parte dessas receitas está no livro.

O grande achado destas coletâneas de fatos e curiosidades de Callas traz à luz a psicologia da soprano, pois vemos que sua instabilidade vinha de uma grande fragilidade e esta obsessão por cozinhar, talvez, nos mostrem que no fundo, Maria gostaria de ser uma dona de casa comum para a época. Afinal, seu estrelato nem sempre fora saudável.

Enfim, um livro delicioso e fácil de fazer em casa. Agora conheça uma das muitas receitas feitas ou provadas pela grande soprano.

Risoto à Milanesa do Savini

Risotto alla Milanese del Savini

Para 6 pessoas

2 litros de caldo de carne

300 g de arroz arbório risoto3

1 cebola media

30 ml de azeite

50 g de manteiga

1 copo de vinho branco

4 envelopes de açafrão

120 g de parmesão ralado

120 g de manteiga para tornar cremoso

1 colher de creme de leite

1 colher de manteiga perfumada com sálvia

Refogar a cebola com azeite e manteiga e, quando estiver dourada, juntar o arroz. Refogar, depois regar com o vinho branco. Deixar evaporar. Acrescentar aos poucos o caldo de carne fervendo. Enquanto isso, diluir o açafrão com uma concha de caldo e, na metade do cozimento, juntar o arroz.

Após 15 minutos tirar o arroz do fogo, dando inicio à cremosidade: acrescentar o parmesão, a manteiga, o creme de leite e a manteiga perfumada. Acertar o sal e, se o risoto estiver muito seco, molhar com um pouco mais de caldo antes de servir.

 

5059476PAIXAO SECRETA DE MARIA CALLAS, A
Formato: Livro
Organizador: TOSI, BRUNO
Idioma: PORTUGUES
Editora: MERCURYO-
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8572722319
ISBN-13: 9788572722315

Nenhum comentário: