quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

COZINHA RAPIDA E FACIL COM LORRAINE PASCALE

 

Lorraine Pascale, dita por alguns como a “nova Nigella”, tem seu primeiro livro traduzido para o português: “A Cozinha Rápida e Fácil com Lorraine Pascale”. A inglesa e ex-modelo resolveu ingressar em um curso de gastronomia em Leith e sua especialidade é a confeitaria.

O grande achado do livro é que Lorraine quer facilitar as vidas das pessoas que moram em grandes cidades. Por isso, não se culpe em comprar uma massa pronta ou frutas enlatadas no mercado.

Nisso concordo com ela, se fizer mais pessoas entrarem na cozinha para se divertir e descobrir o grande barato que é cozinhar, o livro já está valendo. Eu tenho muita dificuldade com massas em geral, embora a torta não tenha ficado igual à foto do livro. No fim, foi divertido, nem um pouco complicado e muito saboroso!

 

lorraine3

Torta de pera, amêndoas e amareto com creme de Mascarpone e gengibre em conserva

Eu estava de olho nesta torta há algum tempo, desde a primeira vez que provei um exemplar esplendido numa cafeteira na França. Dedici então preparar uma igual em casa, de memoria, e comecei tentativas. Na maioria das vezes, o maior desafio foi encontrar peras maduras no ponto ideal. Por isso, vale saber que os enlatados ofereceram um resultado satisfatório.

Tempo de preparo: 20 minutos (se usar massa pronta)

Tempo de cozimento no forno: 35-45 minutos

Rende: 6 porções

Utensílios: forma caneladas com fundo removível de 10 X 34 cm (no mínimo 2,5 cm de profundidade), rolo de massa, assadeira, tigela media e batedeira elétrica de mão (ou batedeira com gancho para massa), coador, tigela pequena, peneira fina.

Massa (uma das seguinte)

375 g (1 pacote) de massa pronta

Ou

500 g massa podre lorraine1

Ou

500 g de massa podre caseira

Recheio de Amêndoas

100 g de manteiga em temperatura ambiente

100 g de açúcar

100 g de amêndoas moídas

3 colheres (sopa) de farinha e mais um pouco para polvilhar

1 ovo médio

1 colher (sopa) licor amareto

Cobertura

4 peras bem maduras ou

1 lata de peras em calda

Creme

250 g de Mascarpone

350 g de gengibre em calda ou em conserva

½ fava de baunilha (ou algumas gotas de extrato de baunilha)

50 g de açúcar de confeiteiro

Para servir

1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro

1 punhado pequeno de hortelã fresca

 

  • Preaqueça o forno a 180ºC.
  • Forme a forma com as tiras de massa pronta (se estiver usando). Se necessário, use o rolo para abrir a massa até que preencha todo o fundo da forma. Se estiver usando massa caseira, jogue um pouco de farinha na superfície de trabalho e abra com o rolo até deixá-la um pouco maior do que a forma; em seguida, use-a da mesma maneira preenchendo todo o fundo da forma. Tenha cuidado para não esticar a massa, por isso a fará encolher quando for assada.
  • Encaixe a massa nas ondulações da banda da forma – eu faço isso com o cabo da colher de pau polvilhada de farinha. Remova o excesso de massa com uma faca afiada e, em seguida, coloque a forma sobre uma assadeira e deixe endurecer na geladeira enquanto você prepara o recheio.
  • Em uma tigela media, bata a manteiga e o açúcar manualmente, até ficar homogêneo e cremoso; se preferir, use a batedeira. Em seguida, acrescente as amêndoas moídas e a farinha. Depois, adicione o ovo e o amareto e bata bem, até incorporar todos os ingredientes. Retire da geladeira a forma com a massa e despeje sobre ela a mistura de amêndoas. Espalhe até cobrir toda a massa.
  • Descasque as peras, corte-as ao meio e retire as sementes. Se estiver usando peras enlatadas, escorra a calda e seque-as em papel-toalha.
  • Coloque as metades das peras, com a parte cortada para baixo, sobre a cobertura de amêndoas. Alterne as peras ao posicioná-las na forma, para que todas caibam perfeitamente, coloque uma apontando você e uma apontando para o lado oposto, até cobrir toda a forma.
  • Leve ao forno por 35-45 minutos ou até o recheio dourar e crescer um pouco.
  • Cerca de 5 minutos antes de toda a torta ficar pronta, coloque o Mascarpone em uma tigela pequena. Corte o gengibre em pedaços pequenos e adicione à tigela; abra a fava de baunilha, tire as sementes e adicione-as (ou adicione o extrato de baunilha, se estiver usando) à tigela. Peneire o açúcar de confeiteiro e misture; dê apenas algumas mexidas para o mascarpone não fique granulado. Reserve para servir. lorraine2
  • Verifique se a torta está assada. A massa deve ficar crocante e dourada, e o recheio de amêndoas, levemente fofinho e dourado ao redor das peras. Com uma faca pontuda ou espeto, perfure o centro do recheio para verificar se está pronto. A faca ou espeto deve sair levemente úmido por causa das peras, mas não pode estar molhado como se a mistura estivesse crua.
  • Retire a torta do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformá-la cuidadosamente. Eu coloco a forma sobre dois copos e deslizo a lateral da forma para baixo, separando-o da torta. Depois, basta transferir a torta para a base da forma para a travessa no qual será servida.
  • Para decorar: segure sobre a torta o fundo removível da forma, cobrindo-a quase que por inteiro, deixe sobrar cerca de 2 cm no comprimento e peneire o açúcar de confeiteiro sobre toda a lateral. Faça o mesmo do outro lado da forma. Salpique com folhas de hortelã e sirva quente com o creme de Mascarpone e o gengibre. Também é muito boa depois de fria.

Avaliação da Receita: A pera e as amêndoas deram umidade ao bolo. E o gengibre foi a combinação perfeita com o mascarpone. Uma torta que proporcionou uma grande palheta de sabores.

42145825COZINHA RAPIDA E FACIL COM LORRAINE PASCALE
Autor: PASCALE, LORRAINE
Tradutor: CLEAVER, ANTHONY
Tradutor: FRAGOSO, LUIS
Idioma: PORTUGUES
Editora: NOVA FRONTEIRA -
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8522015007
ISBN-13: 9788522015009

Nenhum comentário: