domingo, 21 de junho de 2015

O MUNDO DOS CUPCAKES

 

Aniversário do blog e resolvemos fazer um bolinho para comemorar. Para isso, selecionamos o livro sensacional de Carole Crema, eleita a melhor confeiteira pela revista Prazeres da Mesa 2014, que traz cupcakes deliciosos e com receitas simples.

Carole é proprietária do delicioso La Vie en Douce, um lugar que vende docinhos sensacionais. Lá provei um Bolo de merengue com frutas nada enjoativo e muito saboroso. Vanessa de Faria, a fotógrafa responsável pelo blog, experimentou quase o livro inteiro e o adora! Aliás, ela que escolheu a receita de aniversário.

Meu merengue não ficou muito digno, mas valeu a intenção, deveria ter batido mais até gelar e ter esquecido o recheio. Comemoramos os 7 anos do blog, sendo que 2 anos oficialmente é um blog direcionado ao mundo maravilhoso da culinária e seus livros! Nossas descobertas e decepções de receitas novas e antigas! E agradecemos a todos que, de uma forma ou outra, nos seguem e observam! Enfim, resolvemos comemorar de uma forma doce e divertida com cupcake. E esperamos que todos façam!

mundo dos cupcakes

 

Bem Me Quer

 

Este cupcake é superleve saboroso, pois sua massa untuosa de coco fica suavizada pelo merengue italiano. É perfeito para acompanhar cafezinho, cappuccino...

 

Massa de coco

120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 de xícara de açúcarmundo dos cupcakes (2)

1 ¼ de xícara de farinha de trigo peneirada

2/3 de xícara de leite de coco

2 colheres (chá) de fermento em pó

½ xícara de coco fresco ralado

2 claras

1 pitada de sal

 

Merengue Italiano

1 2/3 de xícara de açúcar

½ de xícara de água

2/3 de xícara de claras (3 a 4 claras)

 

Além dos ingredientes, você irá PRECISAR de:

·         Forminhas de papel brancas próprias para ir ao forno

·         Saco de confeitar descartável sem bico

·         12 flores de açúcar variadas de cor clara

 

Massa de Coco

Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e aerado. Reduza a velocidade e, aos poucos, junte a farinha de trigo intercalado com o leite de coco. Adicione o fermento, o coco ralado e o sal.

Bata um pouco mais. Reserve.

Numa tigela, bata as claras em neve e misture delicadamente à massa de coco. Distribua as forminhas de papel de forma de cupcakes e preencha com a massa apenas até ¾ da capacidade. Asse em forno médio (180º C) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja cozida e levemente dourada. Retire da forma e deixe esfriar completamente (de preferência, sobre uma grade) antes de colocar a cobertura.

 

Merengue Italiano

Enquanto os cupcakes esfriam, prepare a cobertura. Numa panela pequena, junte o açúcar e a água e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe até atingir a temperatura de 115º C, ou o ponto de fio fino (as bolhas ficam mais fortes e, ao pegar um pouco de calda com uma colher e derramar na panela, ela cai em forma de fio e a última gota forma um fio de caramelo). Enquanto isso, numa tigela, bata a clara em ponto de neve firme. Retire a calda do fogo e, com uma batedeira em velocidade baixa, vá acrescentando num fio a calda de açúcar quente sobre as claras. Bata o merengue em velocidade máxima até esfriar.

 

Montagem

Coloque o merengue num saco de confeitar, ou use uma colher, e forme um caracol no topo de cada cupcake, começando na borda e depois subindo até formar um bico. Finalize decorando cada um com uma flor de açúcar.

 

Rendimento: 12 cupcakes

Avaliação da Receita: O merengue não ficou tudo como esperado. Mais o bolinho ficou saboroso.

 

22367836O MUNDO DOS CUPCAKES
Autor: CREMA, CAROLE
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: DBA
Assunto: Gastronomia
Editora:     DBA
País de Produção: BRASIL
Código de Barras:     9788572344234
ISBN:     8572344233

Nenhum comentário: