sábado, 1 de agosto de 2015

HOJE E DIA DE FEIRA

 

André Boccato fez um livro muito funcional, o “Hoje é Dia de Feira”. Ele nos ensina a tirar partido de ingredientes comprados por impulso na feira. Boccato é fotógrafo, jornalista, chef experimental e editor de livros de gastronomia. Começou como jornalista nos anos 70, passou por várias experiências como diretor do MIS e diretor das Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Na área de gastronomia criou uma cozinha experimental, sendo autor de 12 títulos especializados nesse setor. Na Bienal do Livro é curador do evento Cozinhando com Palavras, também apresentado na Feira do Livro de Frankfurt. Seu livro “Os Banquetes do Imperador” conquistou o 2º lugar na categoria Gastronomia no Prêmio Jabuti 2014.

 

“Hoje é Dia de Feira” apresenta o design de quem vai à feira e vê lindas cerejas (numa página inteira) e na seguinte, uma receita com uma ideia bem bacana para tirar melhor proveito do ingrediente usado. O livro além de mostrar o lado funcional de cada ingrediente dá dicas boas. Aos sábado, como toda boa gourmet, frequento, na hora do meu almoço, a feira perto da Fradique. Lá entre pastéis, abóboras, temperos, aipos, alheiras e peixes, vejo o que farei em casa ou na folga de domingo ou no próprio sábado.

Por mais engraçado que pareça, o livro me dá uma certa segurança. Sem falar os meus queridos clientes que examinam livros de culinária colocando suas sacolas na mesa onde os livros estão expostos. Enfim, “Hoje é Dia de Feira” que dá um norte para certos ingredientes comprados por impulso onde a resposta é simplesmente: – Mais estava só 2 reais!

E algumas receitas além de baratas, apresentam uma certa elegância como nossa Bruscheta de Figo que testamos a aprovamos.

Bruscheta de figo (2)

 

Bruschettas de Figo

 

Ingredientes:

·         12 fatias de baguete

·         2 colheres (sopa) de azeiteBruscheta de figo

·         1 xicara (chá) de catupiry

·         12 fatias finas de presunto cru

·         2 figos grandes cortados em fatias finas

·         2 colheres (sopa) de mel

Regue as fatias de baguete com o azeite e arrume-as em assadeira. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 5 minutos. Retire da assadeira do forno e coloque sobre cada torrada ume porção de catupiry, uma fatia de presunto cru e uma fatia de figo. Distribua o mel por cima das torradas e leve novamente ao forno para aquecer o queijo e caramelizar o figo. Sirva a seguir.

Tempo de Bruscheta de figo (3)Preparo: 25 minutos

Rendimento: 6 porções

 

O Figo...

Cenouras certamente fazem bem para a vista, mas parece que os figos também funcionam muito bem para prevenir problemas de visão. Dados dos Arquivos de Oftalmologia, da Associação Médica Americana, indicam que comer três ou mais porções da fruta por dia pode reduzir em 36% o risco de degeneração macular relacionada à idade, em comparação com as pessoas que consomem menos de uma porção e meia da fruta por dia. Os meses de dezembro a abril são a melhor época para consumir o figo que, quando maduro, exige consumo rápido e armazenamento sob refrigeração.

 

Avaliação da Receita: Ficou muito com vários nuances de sabores.

HOJE E DIA DE FEIRAHOJE E DIA DE FEIRA
Autor: BOCCATO, ANDRE
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: SENAC SP -
Assunto: Gastronomia
Código de Barras:     9788539608300
ISBN:     8539608308

Nenhum comentário: