terça-feira, 25 de junho de 2013

COLEÇAO ROCK'N'ROLL

 

Para entrar no clima nada melhor que Elvis Presley e “Jailhouse Rock”.

O hambúrguer foi criado na Ásia Ocidental, no fim do século XVII, onde era apenas a carne moída crua temperada. Diz a história que os marinheiros alemães fizeram a rota do Báltico e resolveram cozinhar a carne. No século XIX, quando a América recebia novos descobridores, estes traziam da cidade de Hamburgo a receita tradicional alemã hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos acrescentaram o pão e com o tempo outros ingredientes foram agregados. Em 1836, o restaurante Del Monico´s, em Nova Iorque, inseriu o hambúrguer no cardápio com duas fatias de pães, já no formato de sanduíche.

Já o milk-shake foi primeiro usado na imprensa em 1885. Era uma bebida alcoólica com whisky. Entretanto, por volta de 1900, a bebida era misturada com xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início de 1900, o milk-shake começou a ganhar a cara que conhecemos hoje. Foi nessa época que foi acrescido o sorvete. Já nos anos 30, os milk-shakes eram populares nas malt-shops, típicos pontos de encontro dos estudantes da época.

burguer4O hambúrguer e o milk-shake estão na nossa memória coletiva: desde os filmes de Elvis Presley até em “Pulp Fiction”, filme de Quentin Tarantino, onde o personagem de John Travolta, Vincent Vega, não para de mencionar o “five dollar shake”.

E nada mais divertido e descompromissado que fazer burgueres e shakes. A Melhoramentos lançou a deliciosa Coleção Rock´n´Roll. O primeiro livro tem receitas saborosas de hambúrgueres de peixe e ao estilo vegetariano. No segundo livro encontramos milk-shakes e sorvetes.

Pensando no leitor que topou com nosso blog e tem pão de forma e carne moída na geladeira, fizemos algo simples e prazeroso. Então, coloque "You Never Can Tell"  de Chuck Berry e incorpore seu lado Vicent Vega ou Mia Wallace.

 

Patty Melts

Tempo de Preparo: 20 minutos

Tempo de Cozimento: 12 minutos

Um dos favoritos dos americanos: cheeseburguer com cebola caramelizada no pão de centeio.

4 porções

2 colheres (sopa) de manteiga amolecida, mais um pouco para untar burguer3

8 fatias de pão de centeio light

16 fatias finas de queijo cheddar

600 g de carne fresca moída

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de pimenta-do-reino

Cebola Caramelizada

Modo de Preparo:

1. Espalhe a manteiga nas fatias de pão. Numa superfície de trabalho, coloque 4 fatias com o lado da manteiga voltado para baixo. Cubra cada uma delas com uma fatia de queijo.

2. Coloque a carne numa tigela, tempere com sal e pimenta-do-reino e incorpore o tempero delicadamente. Divida em 4 porções iguais e modele cada uma no formato de retângulo, manuseando a carne o menos possível.

3. Unte uma chapa canelada de manteiga e aqueça sobre fogo médio. Coloque os retângulos de carne e frite por cerca de 4 minutos de cada lado ou a gosto. Limpe a chapa.

4. Arrume os hambúrgueres sobre as fatias de pão cobertas de queijo, adicione a cebola caramelizada e as fatias de queijo restantes. Feche com as fatias de pão que sobraram deixando o lado da manteiga para cima.

5. Coloque os sanduiches na chapa limpe e asse em fogo médio, 2 minutos de cada lado, ou até que dourem. Sirva imediatamente.

Cebola Caramelizada

Tempo de Preparo: 5 minutos

Tempo de cozimento: 25 minutos

4-6 porções burguer

1-2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite de oliva

1 cebola fatiada

½ colher (chá) de alecrim, tomilho ou orégano fresco picado (opcional)

½ colher (chá) de vinagre de vinho tinto

Sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

1. Leve ao fogo médio uma frigideira grande com óleo. Quando ele estiver bem quente, acrescente as fatias de cebola e frite sem mexer por 3 minutos. Depois junte as ervas, se for usar, misture e continue fritando, mexendo de vez em quando, por 12 minutos ou até a cebola ficar bem dourada.

2. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Adicione o vinagre e cozinhe por mais 8-10 minutos ou até que esteja bem macia.

3. Sirva imediatamente ou deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias em recipiente tampado.

Milk-shake de chocolate

2 porções burguer2

2/3 xícara (chá) de leite integral

2 colheres (sopa) de cobertura de chocolate

3 xícaras (chá) de sorvete de chocolate

Raspas de chocolate para decorar

Bata o leite e a cobertura de chocolate no processador de alimentos ou no liquidificador até ficar bem misturado.

Adicione o sorvete de chocolate e bata até ficar cremoso. Despeje nos copos e decore com raspas de chocolate.

Sirva imediatamente.

 

30758752

COLEÇAO ROCK'N'ROLL
HAMBURGUER / SORVETES E MILK-SHAKES
Formato: Livro
Autor: MELHORAMENTOS
Idioma: PORTUGUES
Editora: MELHORAMENTOS
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN-13: 7898950236166
Idioma: PORTUGUES
Encadernação: ENCADERNADO

Nenhum comentário: