sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fispal Food Service 2013

 

Fui no Fispal Food Service - Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar -, o maior evento do setor na América Latina. E devo falar que foi uma grata surpresa, além de comprar o que precisava que eram uma chinois de cozinha (peneira cônica de malha fina) e uma pedra para amolar facas. Vi o que já imaginava: muitos stands com produtos como máquina de vácuo, fornos, etc. Sem contar os vários workshops que aconteciam a todo momento. No Workshop da Divella, a chef ensinou a fazer um ragu com mix de vegetais na brasa La Pastina e tomates pelatti. Segundo a chef o gosto do óleo era exatamente o que ela precisava para a receita e pôs numa massa de penne.

142Em seguida, visitei uma cozinha profissional, uma parceira da Fispal com a revista Cozinha Profissional. Neste Restaurante Show 2013 Cozinha Profissional, foi possível conhecer como é o sistema de recebimento, higienização, organização de estoque de uma cozinha de restaurante. Passamos por todos os processos: recebimento de mercadorias, almoxarifado, áreas de preparo, higienização, cocção, bar e salão. O mais importante, vimos os cuidados e macetes neste serviço como um dos equipamentos que seria uma centrífuga de saladas industrial que apenas o tamanho é diferente ou um mixer usado para misturar molhos, sem contar os utensílios diários de um chef como tábuas para corte de várias cores, facas de cabo branco, etc. Deram muitas dicas de higienização como o cuidado que deve ser tomado com a louça no salão. E mais, descobrimos que depois que pagamos a conta, no sistema do restaurante é avisado a quantidade de estoque de cada alimento. Foi bem esclarecedor.

Agora a parte mais divertida foi a apresentação de várias comidas e bebidas e aí q092ue vem a grande brincadeira, era dividido por países: como os macarons e flores de sal da França; os vinhos, azeites e massas da Itália; azeitonas, licores e Ozu da Grécia e o shoyu e tofu do Japão. Lá vimos o melhor de cada região. Agora o que virou uma aventura, o expositor era da região (meu grego está meio enferrujado) e tínhamos que pagar em dinheiro. Mais valeu a pena, pois descobrimos um vinho doce italiano ou um licor grego que só encontraríamos indo na região.

Sem falar que vi stands que já conhecia como: Fashion Chef, Editora Senac, Cheiro de Pão do Rogério Shimura, Gulalá e muito mais. Sai com uma sacola cheia de coisas, mais conhecimento e mais animada para entrar na cozinha.

imagesFispal Food Service 2013
25 a 28 de Junho de 2013
das 13 h às 21 h
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme
CEP: 02055-000 São Paulo / SP
Telefone: +55(11) 2089-8500
www.centernorte.com.br/expo-center-norte

Nenhum comentário: