quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cucinare per Divertimento: Mastering the Art of Argentina Cooking

 

Voltei ontem de Buenos Aires, fui a primeira vez com 16 anos e não tinha aproveitado nada. Regressei com minha mala cheia de regalos e em paz comigo mesma. E claro fiz minha pesquisa sobre a culinária argentina.

LogoAntes-si-querías-una-receta-tenías-que-consultarle-a-Doña-Petrona que cheguei na Argentina, meu primeiro ato foi visitar a famosa Libreria El Ateneu na Avenida Santa Fé. Depois de vários donde és? e finalmente achar a linda livraria que foi construída dentro de um teatro. Procurei um atendente e perguntei “Qual é seu livro mais clássico de comida argentina?”, o moço simplesmente me colocou “El Grande Libro de Doña Petrona” na minha mão. Petrona Carrizo Gandulfo é uma cozinheira famosa na argentina, seu primeiro livro foi financiado pela companhia de gás e se chamava "Doña Petrona, la cocina y el gas" e em 1933 é lançado  “O Grande Livro da Doña Petrona”, que é um enciclopédia de culinária e vendo o livro realmente é o mais completo com massas, molhos, carnes e sobremesas. Petrona é um tipo de Julia Child argentina que conseguiu transformar esta culinária e até hoje ela tem sucessoras como: Choly Berreteaga , Diana Bodourian , Cristina Dillony  e ultimamente Narda Lepes. Esta tem um programa no canal El Gourmet chamado “Doña Petrona por Narda”, em que a chef de cozinha fusion refaz o famoso livro.

Aliás procurando com outro atendente sobre livros de culinária descobri que os argentinos detestam cozinha nova, para eles a cozinha boa é tradicional. Francis Mallmann tem um programa de Tv, chamado “Desde Garzón”, onde o chef usando o pano de fundo o Uruguay onde faz sua receitas. Outra coisa engraçada que descobri vendo o canal El Gourmet, uma postura que os chefs tem: os pratos salgados são geralmente algo como lombo de porco e quando entra a parte do doce, ou seja, postres, ai sim os argentinos se divertem. Num programa dois chefs usaram a abóbora, o primeiro fez uma Cazuela e a segunda chef fez uma Torta Dupla de Chocolate e Abóbora.

Fui em vários restaurantes, no primeiro dia já pedi um Porco com Molho de Malbimagesec e uma taça de vinho. Mais meu restaurante favorito foi o “Cafe Josephina's”. Um lugar agradável com carinha de Bistrô. Comi logo no primeiro dia uma sopa de abóbora deliciosa e nos dias seguintes Camarão San Francisco, um camarão com cebola e alho delicioso e claro terminei com Panqueca com Doce de Leite. Também fui numa cantina italiana perto da Recoleta, “A Nonna Anyulina”, onde comi um Espaguete Carbonara, um Tiramisu e uma taça de vinho. Aliás ainda em tempo, a taça de vinho lá esta o mesmo preço da água. E na dúvida, peça qualquer coisa com doce de leite. Por pouco não levei a manteiga deles na bolsa, a melhor manteiga que já comi. Ah sim, trouxe alfajores que são realmente deliciosos.

Canal El Gourmet
http://www.elgourmet.com

La Nonna Anyulina
Traditional Italian cuisine. Junin 1789, Recoleta, Buenos Aires City.
Tel: (911) 5426-1452

Josephina's Cafe
Guido 1502 (Juncal)
Buenos Aires, Buenos Aires

Nenhum comentário: