terça-feira, 17 de junho de 2014

ICHEF - HISTORIAS E RECEITAS DE UM CHEF CONECTADO

 

Carlos Bertolazzi, que a maioria das pessoas conhece como o italianão despachado do programa “Homens Gourmet”, juntamente com a Editora Tapioca, publicou um livro autobiográfico. Ok! Em primeiro momento, queremos de Bertolazzi apenas suas receitas, mas ter avaliado o livro com calma que surpresa eu tive! Um livro gosEspaguete carbonaratoso, de fácil leitura e muito divertido.

O que Carlos faz nesta obra é contar como a cozinha entrou na sua vida. O livro começa com seu autor recém-formado em Administração pela FAAP e superinfeliz com seu trabalho. Depois da morte de sua irmã, ele vira a própria mesa e procura então sua vocação. Esta descoberta o leva a estudar o ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), escola de gastronomia italiana para estrangeiros. Então aos 35 anos, nosso “Homem Gourmet”, se foca e realmente sente prazer no que faz. Hospeda-se em Costigliole D´ Asti, onde  se encanta em especial com o Caffe Roma, onde mais tarde inspirará o Zena Café. Acabado os ensinos, atua no Flipot em uma cozinha profissional, e em seguida no Falai em Nova York.

 Aí entra a parte do cozinheiro atual, Bertolazzi consegue um estágio no conhecido El Bulli. Ele nos conta que limpar moluscos é algo muito preciso e não poderia ter um grão de areia, além dos tempos que limpava algas na câmara fria, com um casacão. Outro fato divertido revelado é que numa cozinha profissional quando passamos com algo quente gritamos “quente, quente, quente”, Na Cataluna se fala “Quemo, quemo, quemo”. E como nitrogênio queima terrivelmente,  os gritos no El Bulli eram “Quemo nitro, quemo nitro”.

De volta ao Brasil ajuda a sua mãe no Restaurante C.U. C. I. N. A. e assumi o buffet, onde seu Merengue de Fruta do Conde ganha destaque  na revista Prazeres da Mesa. Posteriormente, funda o Zena Café abre e daí para é escalado para programa “Homens Gourmet”. Nosso autor conta como foram as gravações na TV argentina até o formato atual.

 Para deixar todos com água na boca, vamos dar uma receita de Espaguete a Carbonara de Berto.

 

Spaguetti alla Carbonara

 

Ingredientes:

 

320 g de spaguetti

1 xícara de bacon cortado em cubosEspaguete carbonara

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

4 gemas

1 ovo

4 colheres de sopa de queijo pecorino romano

Pimenta-preta moída a gosto

 

Preparo:

Frite os cubos de bacon em uma frigideira com um pouco de azeite. Em uma tigela bata as gemas, o ovo e o queijo ralado.

Tempere a mistura com pimenta-preta moída e junte o bacon frito. Reserve.

Cozinhe a massa em água fervente e sal durante o tempo sugerido pelo fabricante. Escorra a massa reservando um pouco de água do cozimento.

Junte a massa ao creme de ovos, acrescente uma concha de cozimento e misture bem para dar cremosidade. Sirva imediatamente.

Avaliação da Receita: O molho ficou um pouco líquido demais. Porém muito saboroso.

ichef ICHEF - HISTORIAS E RECEITAS DE UM CHEF CONECTADO
Formato: Livro
Autor: BERTOLAZZI, CARLOS
Idioma: PORTUGUES
Editora: EDIÇOES TAPIOCA
ISBN: 8567362024
ISBN-13: 9788567362021

Nenhum comentário: