segunda-feira, 14 de julho de 2014

SOPAS - DELICIOSAS RECEITAS DE SOPAS LEVES, CREMOSAS E RECONFORTANTES

 

“Uma sopa precisa capturar o espírito e conservar a substância”.

Karen Blixen

 

 

Minha lembrança mais confortante de sopa vem da minha infância. Quando estava doente e minha mãe trazia a sopa que nossa vizinha iugoslava tinha dado a receita que consistia em: caldo de carne, ovos mal-mexidos e salsinha. Acredito que era uma sopa feita para sobrevivência em meio à guerra. A segunda lembrança é em meio à alfabetização caçando letras coloridas com sopas de letrinhas.

 

Sopa é o alimento mais antigo que se tem notícia. Mais antigo até que as carnes assadas nos espetos, onde carnes e vegetais eram triturados na água. No ótimo livro “Pense no Garfo” de Bee Wilson, os pratos fundos são um registro antigo, pois muitas pessoas não tinham dentes. E em determinado momento nas cortes, comer sopas com um garfo passou a ser regra social, voltando finalmente a comer com a colher. E o formato da colher antigamente com um bico fino, servia tanto para comer sopas com pedaços variados ou muito líquida, pois não se tinha certeza o que viria para o prato. A autora Karen Blixen fazia ótimas sopas e uma de suas sopas mais famosas era a clear soup: que consiste em carne, verduras com raízes e ossos, após 24 horas de cozimento, tendo o caldo claro se coloca casca de ovo. Cada país tem sua sopa relacionada, como na Itália, o minestrone; Espanha, o gaspacho;  França, a Sopa de Cebola e no Japão, o missoshiro. Quem não tem uma lembrança de ficar de cama e  sua mãe lhe trazer uma aconchegante sopa?

 

Com este tempo frio, resolvemos fazer uma sopinha quentinha e gostosa para acolher a todos.

sopa grao3

 

Sopa de grão-de-bico

 

A coxa de frango pode ser um problema seus amigos vegetarianos – a menos que você se importe em falsear a verdade. Mas é claro que ela pode ficar fora.

 

6 porções Preparo: 15 minutos mais a demolha durante a noite

 

Cozimento 1h 40 Freezer: 3 meses

 

200 g de grão-de-bico deixado de molho durante a noite

 

2,5 litros de água fria sopa grao4

 

1 coxa de frango

 

4 colheres (sopa) de azeite

 

2 talos de aipo (salsão) picados

 

1 cebola média picada

 

1 alho-poró médio picado

 

3 dentes de alho bem fatiados

 

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

 

½ xicara de vinho branco seco

 

1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano

 

6 colheres (sopa) de azeite extravirgem para servir

 

2 colheres (sopa) de cebolinha e salsa picadas para decorar

 

1. Coloque o grão-de-bico numa panela com muita água fria e deixe ferver. Retire a espuma que se formar na superfície com uma escumadeira; escorra e recoloque na panela. Junte a água fria e o frango, ferver e retire a espuma de novo. Tampe e cozinhe por 1h 30, até o grão-de-bico ficar cozido. Retire o frango após 45 minutos, separe a carne e reserve.

 

2. Aqueça 1 colher (sopa) do azeite numa frigideira; frite o aipo, a cebola e o alho-poró por 5-10 minutos, até ficarem macios. Adicione o alho, o sal e a pimenta e frite por mais 1 minuto. Misture com o grão-de-bico e junte o frango cozido. Acrescente um pouco de água se a mistura estiver grossa.

 

3. Bata no liquidificador ou no processador por partes, até a sopa ficar macia, acrescentando o suco de limão e as outras 3 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta, recoloque na panela e aqueça bem. Divida a sopa em 6 tigelas; regue cada uma com 1 colher (sopa) de azeite extravirgem, decore com a cebolinha e a salsa e sirva.

Avaliação da Receita: A sopa teve grande gama de sabores, lembrava muito um homus.

sopas SOPAS - DELICIOSAS RECEITAS DE SOPAS LEVES,
CREMOSAS E RECONFORTANTES
Autor: GRIGSON, SOPHIE
Tradutor: SERAPICOS, ELVIRA
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
ISBN: 8579142121
ISBN-13: 9788579142123

Nenhum comentário: